BLOG

Empresas adotam o Growth Hacking e você deveria ficar atento a isto

Você sabe o que é Growth Hacking? Não? Então está na hora de você saber sobre essa tática de marketing digital focada em crescimento de forma rápida. Continue com a gente e saiba mais sobre essa estratégia que pequenas e grandes empresas estão usando para obterem resultados reais e crescimento absoluto.


Talvez você já tenha ouvido o termo Growth Hacking, porém não compreende bem o seu significado, tampouco sua importância. Em 2010, Sean Ellis, um dos criadores do Dropbox inventou essa nova estratégia de marketing no meio digital.

Todas as ações que você faz no seu marketing, no seu pitching de vendas ou no seu produto, é envolvido pelo Growth Hacking através destas dinâmicas com um pouco de tecnologia inserida, que possuem como principal atribuição impactar na métrica central de modo direto ou indireto por meio de métricas relacionadas.

Ou seja, growth hacking não significa hackear de forma arcaica como conhecemos, tampouco um truque, e sim algo muito mais simples e aplicável no dia a dia. Hackear é resolver situações de maneira mais criativa, diferente ou eficiente do que era feito antes. Se internalizamos essa definição, conseguimos traduzir a palavra “growth” como crescimento e “hacking” que é como fazer isso com menos recurso, ou seja, um atalho.

O que é Growth Hacking?

Growth hacking nada mais é que um processo de testes. Algumas pessoas jamais familiarizadas com o termo pensam que pode ser um grande “balde de truques” em que se sai atirando hacks milagrosos que resolvem sua vida em 7 dias e que transformam seu negócio em uma trajetória de crescimento exponencial. Bem, não é bem assim.

Daí perguntamos, quais testes usamos para o processo de growth hacking? Testes métricos. Para quem trabalha diariamente com startups usa-se um ciclo de estratégia de gestão chamada PDCA (plan, do, check, act), ou seja, planejar, executar, medir e agir. Ter ciclos curtos de aprendizado, é essencial para esta estratégia de acordo com sua métrica central.

Cada disposição que um growth hacker de crescimento conduz é dirigido através do crescimento. Cada artifício e iniciativa é realizada com o intuito de expandir. O crescimento é como se fosse o sol que um growth hacker de crescimento gira em torno a fim de iluminar.

Os comerciantes tradicionais também se atentam com o crescimento e desenvolvimento, porém não na mesma proporção. A estratégia de um growth hacker de crescimento está em seu objetivo conciso em um foco singular.

Este foco no crescimento originou inúmeros métodos e melhores práticas que eram inexistentes na área do marketing tradicional e, à medida que o tempo foi passando, growth hacking e o marketing tradicional se aprofundaram.

Os profissionais de maketing parecem ser os mais indicados a executar o growth hacking, no entanto as habilidades e táticas usadas tradicionalmente usadas na área de marketing não eram muito adequadas para um crescimento rápido e acima da média, surgindo assim a necessidade por profissionais que tivessem conhecimento em psicologia do consumidor, tecnologia de marketing e processos, ou seja, os growth hackers.

Análise Estratégica

Nenhum processo pode ser iniciado sem a clara definição de metas e quando falamos de growth hacking essa definição é ainda mais importante. Portanto, é importante verificar alguns fatores:

  • Quais são os principais objetivos e resultados-chave a serem alcançados;
  • Os dados que devem ser analisados (qualitativos/quantitativos);
  • Qual modelo de alavancagem utilizar;

Após essa fase importante de coleta de dados e definição de metas, o growth hacking dá início as atividades que fazem parte do ciclo de vida do growth hacking.

O Ciclo de Vida do Growth Hacking

Cada experimento de growth hacking precisa passar por um experimento ou processo, conhecido também como o clico de vida de growth hacking. Afinal o foco está sempre em obter o melhor resultado ao final de todas as etapas.

Caso isso não seja possível para hipótese testada, novos testes para os mesmos projetos são feitos. Além do mais, diferentes análises podem ser executadas em diversas oportunidades e de várias maneiras. As cinco etapas que fazem parte desse ciclo são:

Brainstorming

Com os dados obtidos das análises em mãos, o processo de growth hacking continua a fluir e se inicia o brainstorming. Com base nos dados obtidos durante as análises estratégicas são apresentadas sugestões e todas elas precisam ter o foco no crescimento.

Estabelecimento de Prioridades

Nem todas as ideias elaboradas no brainstorming serão colocadas em prática, então é preciso fazer uma seleção dessas ideias que serão transformadas em experimentos e qual será a prioridade de execução de cada uma delas.

Depois do foco em crescimento, pouco esforço e ótimos resultados são prioridades de um growth hacker, portanto a seleção de atividades e feita a partir deste critério.

Documentação de Experimentos

É nesta parte do projeto que todo experimento terá sua jornada documentada. Sem isso, fica impossível mensurar os resultados.

Redirecionando Pontos de Distribuição

Independente da relevância de determinado produto, seria ridículo resumir suas atividades somente a eles. A internet redirecionou os pontos de distribuição dos produtos, sendo que nem toda distribuição está dentro do prefere-se a um produto.

Aqui estão alguns exemplos para você pensar na direção certa de redirecionamento:

  • Ao invés de por exemplo, usarmos rodovias para chegarmos a uma empresa de materiais de construção e de itens que podem ser relevantes no desenvolvimento de sua casa, temos uma forma de busca inteligente que nos fornece um caminho muito mais prático e rápido por meio de empresas digitais. Aqueles que dominam SEO estão sendo vistos por todos que dirigem digitalmente.
  • Ao invés de deslocarmos de casa em busca de um cinema mais próximo para conferir o novo blockbuster em questão, optamos por navegar no YouTube, e ainda melhor, adotamos o modo Streaming, como a Netflix.
  • Ao invés de pegarmos o celular para contactar um amigo e contar a ele uma novidade, utilizamos a prática através do Facebook.

Aqueles conhecedores desta estratégia podem injetar sua própria agenda na conversa de maneira implícita e explícita.

Redirecionando Produtos

Os comerciantes tradicionais são capacitados na concepção de produtos tradicionais, contudo a internet criou um redirecionamento decisivo em relação a palavra produto. Como sempre entendemos, um produto é conhecido por ser algo palpável, ou seja, físico. Mas agora este conceito mudou e agora eles são bytes e bits na forma de software.

Podíamos chamar de produtos coisas como carros, roupas, celulares, etc. Mas você já pensou que agora o Instagram é um produto? O seu software de contabilidade online também pode ser considerado um produto. Objetos intangíveis, por si só, são produtos. Essa modificação é mais dirigente pela nova era do crescimento de growth hackers. A Internet deu ao mundo um novo tipo de produto, exigindo uma nova maneira de pensar.

Por causa dessa redefinição, um produto pode desempenhar um papel na sua própria colocação, como o Facebook, que permite que você compartilhe seu produto com amigos ou com pessoas ao seu redor para melhorar sua própria experiência em sua plataforma. Um produto físico, como um sabão em pó, não pode fazer isso.

O Dropbox lhe providencia um armazenamento gratuito na nuvem de conteúdo com seus amigos e pessoas do seu interesse. Carros não fazem isso. Os hackers do crescimento entendem o potencial latente dos produtos de software para se espalhar, e é sua responsabilidade transformar essa potencialidade em realidade.

O Futuro da Internet de Negócios

O hacking do crescimento é uma tendência atrativa que nos permite entrever o futuro das empresas com o foco digital.

Startups geralmente carecem de recursos, e para isso precisa medir, analisar e aprender, fazendo o ciclo se repetir continuamente.

Conclusão

Não importa o tamanho do seu negócio, algumas estratégias podem acelerar o crescimento da sua empresa em duas ou três vezes mais rápido do que o imaginado. Até onde você pretende chegar com a sua empresa? Se o seu plano de negócios é expansível e você está buscando uma consultoria para crescer, entre em contato com a Escaleno e vamos pensar em estratégias para alavancar a sua empresa.

 


Compartilhe este post
TwitterFacebookWhatsAppLinkedIn

Gostou do texto? Se increva para receber mais em seu e-mail!

Não precisa se preocupar pois não fazemos SPAM. Por isso, após fazer a inscricão você deve verificar em seu e-mail para autorizar o recebimento.

O que você quer procurar?

Novidades em seu e-mail

Assine o nosso blog e receba os posts diretamente em seu e-mail!

Não precisa se preocupar pois não fazemos SPAM. Por isso, após fazer a inscricão você deve verificar em seu e-mail para autorizar o recebimento.