Inbound Marketing
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Conheça a estratégia de Inbound Marketing e como ela funciona

Você sabe o que é inbound marketing? Sabe as diferenças dessa forma de marketing em relação ao marketing tradicional? O mercado hoje em dia não é o mesmo que o de dez anos atrás, o digital tomou conta das formas de relacionamento e atingiram de vez a maneira de atrair e conquistar novos clientes para os negócios.


Cada vez mais as pequenas e grandes empresas vem adotando uma ação de venda chamada Inbound Marketing no mercado nacional e internacional dentro do Marketing Digital, que possui um significado extremamente relevante que vai além de seu próprio significado.

Diferente do Marketing tradicional, que se resume nas empresas a caça aos seus clientes, o Inbound Marketing é exatamente o inverso. No nosso universo atual, as pessoas estão a procura das empresas. É, parece que o jogo virou e de certa forma, favoreceu muito as empresas e vem contribuindo para o aumento das vendas online.

Antes de aprofundarmos no conteúdo, leia as perguntas a seguir e tente respondê-las com sinceridade:

  • Quantas vezes você faz uma busca no Google?
  • Dessas buscas, quantas você clicou em um anúncio pago?
  • Quantas vezes você clicou em um artigo compartilhado em redes sociais?
  • Quantas vezes você clicou em um anúncio em redes sociais?
  • Quantas vezes você curtiu ou compartilhou uma matéria ou vídeo?
  • Quantos e-mails de marketing, campanhas ou listas de e-mails você abriu?

Com essas perguntas e de acordo com cada resposta é possível entender o por que do Inbound Marketing ser tão efetivo.

O que é Inbound Marketing

Inbound Marketing é um método que está focado na atração de pessoas para realizarem uma determinada ação. O Marketing de Conteúdo é uma das ferramentas mais utilizadas para fazer o Inbound funcionar corretamente. Pois ele desperta a atenção de vários tipos de públicos diferentes e atrai estas pessoas para as páginas de destino, onde estão as iscas digitais, prontas para capturar e-mails ou outros dados relevantes do cliente.

O objetivo do marketing agora é atrair a atenção dos consumidores. Ou seja, é a filosofia geral da atração com conteúdos úteis e relevantes.

  • Conteúdo Útil: É aquele conteúdo feito a fim de resolver alguma dúvida. Quando você estiver fazendo uma busca no Google, por exemplo, ou lendo um panfleto, ou em qualquer momento em que você estiver buscando algum tipo de informação, a marca deve começar a promover este tipo de conteúdo útil.
  • Conteúdo Relevante: Conteúdo atrativo que chama atenção por ter alguma relação com aquilo que foi pesquisado.

Mais antes de dar sequência no texto, saiba que no mix de marketing existem vários canais e estratégias diferentes. Você não deve deixar de considerar as redes sociais como sendo uma plataforma que irá gerar grandes resultados para o seu negócio. Por isso, leia também sobre a importância das mídias sociais.

A partir do momento que sua marca está gerando conteúdo de atração de pessoas através do marketing, a sua marca está contando uma história, não necessariamente literal, mas com personalidade. Quando é trabalhado o Marketing de Conteúdo faça-se a seguintes perguntas:

  • O que minha marca quer dizer?
  • Quem sou eu?
  • O que eu tenho para fornecer para as pessoas?

Inbound Marketing - Como fazer

No processo de Inbound Marketing, existem etapas ou trilhas a serem percorridas desde o primeiro contato até a última etapa, onde o lead irá finalizar uma compra ou realizar a ação que você está desejando e após isso, se tornar um agente de divulgação da sua marca.

  • Atrair
  • Converter
  • Fechar
  • Encantar

1) Atrair

Imagine uma rede com várias pessoas desconhecidas que de alguma maneira, manifestam interesse em potencial pelo produto ou serviço que a sua empresa oferece. Como fazer para atrair essas pessoas ou fazê-las interessar pelo que você tem a oferecer? Os recursos ou iscas mais utilizadas são:

  • Blog
  • Vídeo
  • Redes Sociais
  • Eventos

Você tem um produto e as pessoas precisam chegar até a sua empresa? Existem uma grande variedade de alternativas para trazer este acesso ao seu site, rede social ou qualquer outro canal de comunicação que você utilize. Leia outros artigos em nosso site para conhecer algumas estratégias que utilizamos aqui na Escaleno.

Esta etapa é muito importante, pois neste primeiro contato o usuário precisa informar um canal/maneira que você poderá entrar em contato com ele. Este é o início de um funil de conversão, utilizado para transformar um visitante em Lead em consequentemente em um cliente.

2) Converter

É o ato de conhecer essas pessoas que entraram em contato com sua empresa no estágio de atração. É a hora de converter estes visitantes em Leads, ou seja, transformá-las em contatos, aproximando a relação. Como fazer a conversão?

  • Produzindo materiais ricos como formulários
  • Formulário no blog
  • Landing Pages com áreas claras para gerar conversão

Após transformar essas pessoas potenciais em Leads, é hora de saber trabalhar com elas em um plano de fechamento.

3) Fechar

Como realizar o trabalho de fechamento no Inbound Marketing? Simples, basta nutrir esse Lead com conteúdos interessantes, enviar conteúdos que irão despertar a curiosidade dessa pessoal e transformá-lo em um cliente. Se um Lead entrou em seu site ou blog e baixou um material, por exemplo, você pode fazer uma série de disparo de e-mails ou alguma outra forma de comunicação programática perguntando o que ele achou do seu material ou como você pode ajudar a empresa desse seu contato.

  • Nutrição
  • CRM

Por que ter uma ferramenta de gestão dos seus contatos ou seja, um CRM é importante? Porque é lá que são agregadas todas as informações sobre cada contato seu, inclusive todas as relações que aconteceram para que você pudesse tomar as ações corretas no momento correto. Automação de Marketing é ação que agrega a lista dos seus Leads e filtrá-los a fim de descobrir quem pode aproveitar do seu produto e consecutivamente buscar por essas pessoas e transformá-las em clientes.

4) Encantar

Após o fechamento, existe mais uma etapa do Inbound Marketing que é tão importante quanto as outras: O encantamento. Quando você está produzido conteúdo útil e as pessoas gostam do que está sendo feito, essas pessoas se tornam divulgadoras da sua marca, e elas recomendam o seu negócio, o que é super vantajoso neste caso. O processo de encantar é fazer seus clientes gostarem cada vez mais de sua marca, de seus produtos e serviços. O que pode ser feito para encantar?

  • Pesquisas com seus clientes para saber o que eles desejam
  • Relacionamento personalizado e humanizado
  • Acompanhamento das necessidades deste contato

Agregando valores

Quanto mais informações você fornecer aos seus clientes, mais eles irão querer consumir o que você tem para vender. Quem disse isso foi Brian Clark, do copyblogger, que é um site para treinar blogueiros a produzirem conteúdos melhores e a gerar mais audiência.

Um processo interessante é que você não está interessado necessariamente em aumentar o número de visitas, mas sim mais interessado em trazer mais Leads para dentro do seu site. Não interessa o que você venda, o que vai mais gerar resultados para o seu negócio é ter mais pessoas assinando a sua lista de e-mail para que você possa se relacionar com elas e utilizar o Marketing de Relacionamento para fazer com que as pessoas construam uma imagem sobre aquilo que você oferece, irão consumir o seu produto, o seu serviço e suas informações e ver você como referência no seu mercado.

Um diferencial para você fazer Marketing de Atração ou Inbound Marketing, é que a maioria das empresas ainda não percebeu o poder dessas estratégias. Tudo isso ainda é muito novo no marketing digital, tem poucos anos que está sendo executado. Existem poucas empresas no mercado praticando e a maioria dos concorrentes não fazem ideia de como isso funciona.

Muitas empresas ainda fazem marketing como se fazia nos anos 80, baseado nos quatro P’s: Preço, Praça, Produto e Promoção. Em um universo digital que vivemos, não faz mais sentido pensar apenas nestas quatro alternativas, precisamos construir muito mais e dar informações para as pessoas para que elas possam se educar sobre aquilo que oferecemos e tomar uma decisão embasada.

Quando fornecemos conteúdo, as pessoas se sentem seguras de fazer uma contratação, de contratar o seu serviço, produto ou solução.  

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