Dicas de Marketing Digital
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As dicas mais incríveis para a sua empresa se destacar no mercado

Você tem uma micro ou pequena empresa e não sabe como aumentar suas vendas através da internet? Não tem problema. Nós vamos te ajudar com dicas incríveis de como destacar sua empresa em relação às demais utilizando bem o marketing digital.


Como o marketing digital pode ajudar a sua micro ou pequena empresa a alavancar vendas e atrair mais clientes para o seu negócio? Bem, vender seu produto ou serviço na internet pode parecer fácil quando o número de alcance ao que chamamos público alvo, é maior. Planejar estratégias de marketing nas micro e pequenas empresas é essencial para o avanço rumo ao crescimento, todavia, do que adianta ter uma grande ideia de negócio se não souber executar de forma correta?

Para darmos início a este conteúdo, vamos explicar primeiro o que vem a ser marketing digital? Pode parecer óbvio para muita gente, mas para você empreendedor de micro e pequenas empresas de Belo Horizonte e região, você sabe o que é e como utilizar corretamente o marketing digital?

O que é Marketing Digital?

O marketing digital é uma maneira de uma pequena empresa competir com grandes empresas e poder participar diretamente da decisão de compra dos consumidores. Através das estratégias de marketing digital o seu cliente vai acabar encontrando o seu negócio fazendo parte da decisão de compra dele.

Ou seja, é uma forma de você encontrar potenciais clientes no momento em que eles estão navegando na internet, seja pelo computador ou celular, desde que ele faça uma busca no Google ou veja seu conteúdo nas redes sociais, pode impactar pessoas que tenham interesse em seus produtos ou serviços.

80% dos trabalhos de marketing digital são associados à um website. É importante que você tenha um site para o seu negócio. Clique aqui e conheça motivos importantes para você ter um website.

Isso porque a grande maioria das pessoas estão online. Um estudo feito pelo We Are Social e Hootsuite levantam dados interessantes sobre isso. Ter conhecimento sobre o impacto da internet, do marketing digital através de resultados têm implicações relevantes não somente para a sociedade, mas também para a sua pequena ou microempresa.

Nós separamos 6 dicas essenciais para você empreendedor que possui uma micro ou pequena empresa em Belo Horizonte, em bairros como Buritis ou Estoril por exemplo, onde existe um fluxo de vendas acelerado e constante, para alavancar suas vendas e expandir seu negócio através do marketing digital.

Defina um planejamento de marketing

Para dar um start em suas vendas online, você primeiramente deve passar um certo tempo estudando e pensando nas maneiras mais efetivas e relevantes de como planejar bem o seu negócio.

O marketing digital consiste em planejamento para que se seus planos não sejam frustrados e consecutivamente atinja negativamente a sua marca. Fazer um bom plano de marketing é a etapa mais importante para você microempreendedor.

É através do plano de marketing que suas ideias se tornaram claras e terão um objetivo para serem colocadas em prática.

  • O que pretende fazer;
  • Qual público deve atingir;
  • Quais os melhores meios devo utilizar para engajar meu público à minha marca;
  • Quais as ações de maior relevância devo tomar;
  • Quais os cuidados devo ter;
  • Quem são meus concorrentes diretos e indiretos;
  • Como funciona o comportamento de compra do meu público;

Isso irá ajudá-lo a traçar estratégias, as metas e os objetivos de marketing para sua pequena empresa. É importante que todo plano de marketing tenha um cronograma que indique um responsável para cada ação, deste modo é mais fácil seguir sem erros como conquistar e se aproximar dos seus clientes online.

Invista no Marketing de Busca

O marketing de busca é exclusivamente do Google, apesar de haverem outros buscadores no Brasil como o Yahoo e o Bing, porém 95% das buscas são concentradas no Google. Existem duas vertentes deste marketing de busca, que é parte paga do Google ou a parte orgânica do Google. E como conseguimos diferenciar isso?

Dividido em duas partes, o Google se baseia em anúncios ou links patrocinados, concentrada na parte inicial da página do buscador, e os resultados chamados “resultados orgânicos” do Google.

Página Inicial Google Brasil

E você pode trabalhar nas duas formas para obter resultado e seu produto ou serviço ser visto no momento em que seus clientes estão buscando por eles. Para você ser considerado qualquer decisão de compra do seu público consumidor, você deve ser encontrado.

É normal quando se inicia um empreendimento não ter muitos clientes, pois é um negócio novo e poucos têm o conhecimento sobre o seu produto ou serviço, e um pequeno negócio muitas vezes não tem verba de publicidade, por isso é importante iniciar fazendo estratégias de marketing de busca para dar conhecimento às pessoas sobre o seu empreendimento, tornando-se existente no mercado.

Existem técnicas e estratégias que aplicamos nessas duas formas (links patrocinados e resultados orgânicos) para que quando as pessoas buscarem no Google, encontrem o seu site, a sua empresa e não a empresa do seu concorrente. É certo que seu concorrente está online e é mais certo ainda que você também esteja e melhor posicionado que ele nos resultados orgânicos de pesquisa.

Invista nas Redes Sociais

Além do marketing de busca, existem as redes sociais como mais uma opção a ser utilizada em sua estratégia de marketing digital para sua micro ou pequena empresa.

Mas qual rede social? Qual rede social se concentra o maior número de pessoas para se relacionarem com minha empresa? Bem, a maior dela atualmente é o Facebook. Existe algumas estratégias e técnicas que você pode elaborar para o Facebook que vão gerar mais negócios para a sua empresa.

É uma dúvida frequente os microempreendedores se questionarem: Minha empresa deve estar no Facebook? Linkedin? Instagram? Ou em todas as redes sociais? A resposta é: depende! Depende do tipo de negócio que você tem. Um restaurante, por exemplo, teria bons lucros vindo a partir das redes sociais, com trabalhos de conteúdo que vão gerar engajamento com as pessoas online que estão conectadas.

Clique aqui e saiba a diferença entre redes sociais e mídias sociais e como utilizar ambas para alavancar suas vendas.

Redes sociais

O bom trabalho nas redes sociais é aquele que educa e ensina a sua audiência. Lembre-se que as pessoas não estão no Facebook buscando produtos e serviços, mas se você investir em um bom trabalho de conteúdo fazendo com que as pessoas se engajem nas suas postagens, mais retorno elas irão trazer para o seu negócio.

Mas que tipo de conteúdo posso usar para gerar engajamento com meu público no Facebook?

  • Vídeos;
  • Textos relevantes sobre o seu negócio;
  • Gifs;
  • Blogs;

Todas essas formas são exemplos de como criar um relacionamento, ou seja, engajamento com seu público. Saiba quem é o seu cliente. Se você possui um restaurante, entregue para o seu público conteúdos relacionados a ele. Como:

  • Receitas;
  • Frases que ligam à alimentação;
  • Notícias sobre o mercado gastronômico;

Agora se você tem uma loja de roupas, entregue conteúdos que tenham a ver com:

  • Moda;
  • Maquiagem;
  • Dicas de emagrecimento;
  • Looks para festas;
  • Looks femininos e masculinos para o trabalho;
  • Acessórios que casam bem com cada tipo de visual;

Ou seja, são vários os tipos de conteúdo que podem ser agregados ao seu público alvo através das redes sociais utilizando como estratégia o marketing digital para micro e pequenas empresas.

Dica a ser evitada ao usar as redes sociais para promover o seu negócio

Quando falamos de redes sociais devemos nos atentar e evitar algumas ações, coisas que não são tão legais de se fazer, mas que de vez em quando pode vir a ser necessário. Veja só uma delas:

Não poste Preço X Produto

É melhor que faça algo que seja de interesse da sua audiência ao invés de usar essa metodologia de aproximação. Desta forma, você consegue gerar mais relacionamento, mais engajamento, mais compartilhamento de suas postagens e vai fazer com que seu negócio atinja um número maior de pessoas, resultando com que as pessoas te encontrem sem mesmo ter o desejo ou a necessidade de te encontrar.

Invista em E-mail Marketing

Por meio do marketing de busca é possível fazer com que as pessoas cheguem até o seu site, cadastrem seus e-mails e comecem a se relacionar com sua marca.

Se você possui uma lista de pessoas cadastradas em seu site, ou seja, aquelas que deixaram seus e-mails, utilize-a! Além de poder divulgar sua empresa, o e-mail marketing é útil também para fazer oferecer promoções, pesquisas e gerar mais relacionamento com seu público.

Personalize o e-mail, chame seu cliente pelo nome, demonstre empatia, e o convença de que ele está lidando com uma pessoa, não simplesmente uma marca. Pessoas gostam de se relacionar com pessoas. E isso é imprescindível na hora de disparar e-mails para sua cartela de clientes.

Conheça o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio ajuda muito nas buscas locais, com pessoas que estão na sua região procurando por um produto ou serviço que você pode atender e ali você será encontrado através do Google Maps ou por meio de postagens.

Por isso é importante você ter em mente que Google Meu Negócio é um poderoso aliado na sua empresa e totalmente gratuito.

Conheça o Google Meu Negócio agora!

Recapitulando: Por que sua pequena ou microempresa deve ter uma estratégia de marketing digital?

Simples, porque o seu cliente está ou buscando alguma coisa no Google ou ele está navegando nas redes sociais. Este é o principal motivo. Porque o seu cliente está conectado.

E muitas vezes, para não dizer todas, o seu concorrente está online também, agindo e captando o mesmo público que você. Deseja se destacar e fazer da sua empresa referência na região para o seu segmento de negócio? Invista em marketing digital.

Se você deseja alavancar suas vendas ou aumentá-las, você deve investir em um bom trabalho de marketing digital para a sua empresa.

Invista em:

Com isso, você vai estar preparado para bater de frente com o seu concorrente e obter melhores resultados e muito mais vendas para a sua empresa.


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